Julho de 2004 - Ano III - Número 9
Capa
Perfil: Vinte e cinco anos de fotojornalismo
De tirar o chapéu...em sinal de respeito
FotoRio2003
Mudança na ponta do lápis
Edições Anteriores
Notas

 

Notas
Arfoc Brasil protesta contra assassinato de cinefotojornalistas
A Arfoc Brasil comandou o protesto contra o assassinato dos cinefotojornalistas, do povo iraquiano e da liberdade de imprensa, em Bagdá, pela escalada de opressão promovida pelo governo norte-americano e aliados. Da missa em memória das vítimas de Bush, os manifestantes foram em passeata até o obelisco em frente a Embaixada americana para depositar a coroa de flores em homenagem aos profissionais assassinados.


Viva Bresson
Paris vai fazer uma festa para a fotografia, em agosto, pela passagem dos 95 anos de Henri Cartier-Bresson, um dos fundadores da lendária agência de Fotojornalismo Magnum. Uma retrospectiva da carreira do mestre da fotografia será mostrada na Biblioteca Nacional da França. Na mesma época, haverá inauguração de uma fundação com seu nome. São 50 anos de trabalho, registrados por sua câmera Leica. Das 350 imagens selecionadas, uma das mais marcantes é a foto de Gandhi horas antes de ser assassinado, em 1948, e a série sobre o dia a dia dos soviéticos durante viagem realizada em 1954, no período da Guerra Fria. Na Fundação Cartier-Bresson, além das fotografias os visitantes encontram retratos de família, dos amigos e desenhos, arte pela qual se dedicou depois dos anos 70, quando abandonou a fotografia. Para a mostra inaugural da fundação, Cartier-Bresson selecionou imagens de seus fotógrafos favoritos, entre eles Sebastião Salgado, com “Serra Pelada”; Robert Capa, com o desembarque das tropas americanas na Normandia na Segunda Guerra Mundial e Gilles Peres, com a retirada de crianças de um hospital de Kosovo, durante a Guerra da Bósnia.


Aniversário
Para comemorar o 30º aniversário da Revista Cadernos do Terceiro Mundo, Beatriz Bíssio, correspondente da revista, expõe registros de suas viagens pelos três continentes até 31 de julho no nono andar da Associação Brasileira de Imprensa, na Rua Araújo Porto Alegre nº 71, Centro.

Gincana fotográfica
O resultado da Gincana Fotográfica ASA 1000, promovida pela Sociedade Fluminense de Fotografia, é mostrado em cerca de 20 imagens selecionadas entre amadores e mestres da fotografia, como Walter Carvalho, Rogério Reis entre outros. Durante um dia inteiro 50 participantes, entre jovens e crianças, receberam câmeras descartáveis para fotografar paisagem e personagens da cidade. As imagens podem ser vistas até 31 de julho no Restaurante Velho Armazém, na Av. Quintino Bocaiúva, 6, São Francisco, Niterói, de terça a domingo, com início às 11h30min. Telefone: 2704-9547/2714-5424.

História
O fotojornalista Carlos Carvalho conta a história visual da borracha e o exercício da cidadania dos povos da floresta através de 30 imagens. Na inauguração, compareceram a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o governador do Acre, Jorge Viana, o arquiteto Oscar Niemeyer e o Comitê Chico Mendes. Espaço Cultural do CREA/RJ, Rua Buenos Aires, 40/2º andar, Centro. Até 14 de julho.

Salão Nacional de Fotografia

O Conselho Federal de Medicina quer saber como o médico enxerga o País onde vive e as pessoas ao seu redor. Para isso, promove concurso entre os médicos brasileiros nas categorias P/B e cor por entender que a fotografia é o meio mais adequado de se mostrar esse retrato. Os vencedores poderão ser vistos no I Salão Nacional de Forografia do CFM, durante o Encontro Nacional dos Conselhos Regionais de Medicina, em Brasília. Regulamento e mais informações em www.portalmedico.org.br.


ATENÇÂO! Esse material fotográfico de propriedade do Jornal Tribuna da Imprensa foi roubado.
Câmeras digitais: • 01(uma) Câmera NIKON coolpix 5000 nº 7503105 • 01(uma) Câmera NIKON D-100 nº 2081307
Contato : Jornal Tribuna da Imprensa - Telefone (21)2224-0837 / 2224-1323 (Sra. Neide ou Fábio)
   
Paparazzi - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.
Desenvolvido por